Você tem baixa tolerância à frustração? Você pode suportar o insuportável.

Baixa tolerância à frustração refere-se ao erro de supor que quando uma coisa parece ser difícil de ser tolerada, ela é intolerável. É algo muito comum em quem tem altos níveis de ansiedade. Por acreditar que sentir ansiedade é algo terrível, é esperado que a pessoa ansiosa desenvolva um medo a frustração e ao desconforto, chegando a evitar situações agradáveis pois o medo de sentir algo terrível toma conta da pessoa.

Este modo de pensar significa aumentar o desconforto e não tolerar o desconforto temporário quando é do seu interesse fazê-lo em prol de algo que você almeja.

Abaixo alguns exemplos de baixa tolerância à frustração:

  • Com frequência você adia os trabalhos/projetos, pensando: “Vai dar muito trabalho. Vou fazer quando eu estiver com vontade.” Você tende a deixar para fazer o trabalho quase no fim do prazo e isso se torna desconfortável demais para ser ainda mais adiado. Infelizmente, esperar até o último momento significa que você raramente se esforça tanto quanto poderia no seu curso/trabalho para atingir todo o seu potencial.
  • Você quer superar sua ansiedade por viajar para longe de casa enfrentando diretamente seu medo. E ainda assim, cada vez que você tenta viajar para longe de carro, você fica ansioso e pensa “Isso é horrível, eu não posso suportar”, e rapidamente retorna pra casa, o que reforça o seu medo mais do que o ajuda a vivenciar uma experiência menos ameaçadora.

A melhor maneira para superar a baixa tolerância à frustração é buscar uma atitude alternativa de alta tolerância à frustração. Você pode conquistar esta forma de pensar seguindo os seguintes conselhos:

– Você pode incentivar a si mesmo a fazer coisas desconfortáveis ou desagradáveis. Por exemplo, você pode treinar a si mesmo para fazer trabalhos mesmo quando não está com vontade, porque o resultado de terminar o trabalho com antecedência, e com cuidado, se sobrepõe ao desinteresse em fazer algo que você acha entediante.

– Mande mensagens a si mesmo para enfatizar a sua habilidade de resistir à dor. Para combater o medo de viajar, você pode relembrar a si mesmo que o sentimento de ansiedade é realmente desagradável, mas que você pode suportá-lo. Pergunte a si mesmo se, no passado, alguma vez você resistiu aos sentimentos que você está dizendo “não poder suportar”.

Dizer a você mesmo que não pode suportar alguma coisa tem dois efeitos. Primeiro, isso faz com que você foque mais no desconforto que está vivenciando. Segundo, isso faz com que você subestime a sua capacidade de lidar com o desconforto.

Muitas coisas podem ser difíceis de se tolerar, mas rotulá-las de intoleráveis, frequentemente, faz com que as situações pareçam muito mais amedrontadoras do que realmente são

Referência: Terapia Cognitiva Comportamental para leigos – Rob Wilson e Rhena Branch

CRP – 06/145828. Ana Carolina Scarano